Páginas

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Creio, Logo Sou Eleito!

Os gentios, ouvindo isto, regozijavam-se e glorificavam a palavra do Senhor, e creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna.(At 13.48)

Este é apenas um dos muitos textos bíblicos que afirmam claramente a realidade da doutrina da eleição. Infelizmente esta tem sido uma doutrina extremamente negligenciada em nossos dias, de fato, podemos afirmar que em toda a história da igreja em alguma medida esta doutrina foi negligenciada. Mas, por que isso? Por que ignorar ou negar o que as Escrituras afirmam tão plenamente? Creio que podemos responder essa pergunta levando em consideração duas realidades importantes que esta doutrina ressalta. Em primeiro lugar esta doutrina glorifica a Deus, ou seja, ela nos mostra que a salvação pertence ao SENHOR (Jn 2.9) e que do princípio ao fim a salvação é dom de Deus (Fp 1.6). As Escrituras nos afirmam que o novo nascimento é obra do Espírito santo (Jo 3.6), que o arrependimento é concedido por Deus (Rm 3.4), que a fé é dom de Deus (Ef 2.8), enfim Deus é que opera em nós tanto o querer como o realizar (Fp 2.13). Diante desta sublime realidade o Apóstolo Paulo afirmou "Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!" (Rm 11.36). Quando negamos esta gloriosa doutrina estamos negando a glória que é devida a Ele. Cuidado irmão! Pois, o SENHOR disse "Eu sou o SENHOR, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem," (Is 42.8a). Em segundo lugar esta doutrina revela a plena incapacidade e malignidade humana, de fato, ela humilha o homem colocando-o em seu devido lugar. As Escrituras afirmam que o homem é concebido em pecado (Sl 51.4), que ao nascer já se inclina para o mal (Sl 58.3), que o seu coração é extremamente corrupto (Jr 17.9), que todo o seu ser está de todo corrompido (Rm 3.9-18), de fato, a Escritura revela que o homem se encontra morto em seus delitos e pecados (Ef 2.1), sendo o mesmo inimigo de Deus (Rm 8.7,8). Tal estado mostra-nos o homem totalmente incapaz de se voltar ou pelo menos desejar as coisas de Deus. Um homem entregue a si mesmo jamais se voltaria para o Evangelho. Esse é um ensinamento pouco aprazível aos nossos ouvidos, porém é verdadeiro e fiel às Escrituras.

Amados irmãos vivemos dias de "exaltação" e "glorificação" humanas, onde cada vez mais as igrejas se voltam para o bem-estar humano em detrimento da verdade divina. Os cultos não visam mais a glória de Deus, mas a satisfação humana; e sendo assim, não há espaço para ensinamentos desagradáveis como esses que revelam a incapacidade e miséria humanas, e que dão a Deus a glória que Lhe é devida.

A doutrina da eleição desperta muitos adversários, alguns acham tal verdade absurda e incompreensível. Nós, porém, perseveraremos em dar a Deus a glória que Lhe é devida, reconhecendo a nossa incapacidade e louvando a Deus por tão grande salvação a nós destinada; cientes de que só cremos porque o Senhor nos destinou para a vida eterna.

Rev. André Luís

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...