Páginas

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Ser Contente, Estar Contente!

"...porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação." (Fp 4.11b)

Paulo afirma seu contentamento em Deus em um contexto que ele menciona pobreza, humilhação, honra, fartura, fome, abundância e escassez. Não temos nenhum problema em afirmar contentamento na riqueza, honra, fartura e abundância; o grande problema para a maioria é afirmar que está contente ante a pobreza,
humilhação, fome e escassez. Vivemos dias em que "vida abençoada" para a grande maioria é sinônimo de ausência de problemas. É muito comum nos meios de comunicação a pregação que afirma o sucesso como evidência de uma vida plena em Deus. Será isso verdade? Claro que não desprezamos as muitas bençãos derramadas em nossas vidas pela imensa bondade de Deus, mas o que dizer quando o autor deste versículo encontra-se preso? Seria essa uma circunstância propícia ao contentamento? Muitos diriam que não! Porém, Paulo nos ensina que as circunstâncias não devem determinar a nossa fé, porém a nossa fé deve ser determinadora das circunstâncias que O SENHOR soberanamente estabeleceu para as nossas vidas. Paulo entendeu que toda situação é um aprendizado, de fato, é uma grande oportunidade para aprendermos mais do SENHOR. Dois fatos consolam meu coração ante essa realidade de Paulo. Em primeiro lugar ele afirma "aprendi" com certeza Paulo, como todos nós, aprendeu a desenvolver sua espiritualidade ante os grandes desafios da vida. Muitas vezes ignoramos essa realidade de que os grandes homens de Deus eram homens como nós sujeitos as mesmas fraquezas; temos a tendência de pintá-los como super-heróis. Em segundo lugar a força ou a capacidade de Paulo não vinha dele mesmo; veja o que ele afirma no famoso, porém muitas vezes mal compreendido, versículo 13" tudo posso naquele que me fortalece." Estar contente mesmo ante os revezes da vida é poder de Deus. Infelizmente nossa tendência é murmurarmos ante as dificuldades; somente Cristo que nos fortalece pode transformar nossa lamúria em cântico mediante Seu sublime poder.

Irmãos muitas e muitas vezes iremos nos deparar com situações extremamente desagradáveis neste mundo, porém jamais devemos permitir que tais situações determinem nossa espiritualidade. Sabemos que não é fácil, mas temos o Santo Espírito que nos assiste em nossas fraquezas e nos ensina o contentamento em toda e qualquer situação. Afinal " tudo posso naquele que me fortalece." (Fp 4.13).

Rev. André Luís

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...