"E, tu, por que honras a teus filhos mais do que a mim, para tu e eles vos engordardes das melhores de todas as ofertas do meu povo de Israel?"(1 Sm 29b)
Por que tantos homens de Deus não foram bem sucedidos na criação de seus filhos? Essa foi uma pergunta que minha esposa me dirigiu hoje pela manhã. De fato, quando observamos a vida de Eli, Samuel, Davi, entre outros, encontramos essa triste realidade em comum na vida desses homens de Deus. Por um lado nos consola sabermos que não somente nós, porém muitos servos de Deus tropeçaram no desempenho dessa árdua tarefa. Por outro lado o registro bíblico nos admoesta para que não incorramos em seus mesmos erros quanto à criação de filhos.
O caso de Eli mencionado no livro de 1 Samuel nos chama a atenção para um erro cometido por muitos pais, ou seja, " por que honras a teus filhos mais do que a mim?" essa foi a pergunta do SENHOR a Eli. Os filhos de Eli banalizaram o culto profanando as ofertas santas e praticando a imoralidade nos átrios do SENHOR; o que despertou a ira de Deus sobre Eli, seus filhos e toda a sua descendência. De fato, Eli e seus filhos foram mortos e sua descendência foi amaldiçoada.
O quanto amamos nossos filhos? Como demonstramos esse amor por nossos filhos? Muitos pais acham que o amor por seus filhos é demonstrado quando a todo instante lhe dizem SIM, quando na realidade demonstramos muitas vezes nosso amor a nossos filhos ao dizer-lhes NÃO. Eli não soube dizer NÃO, pelo contrário fez vista grossa para os erros de seus filhos que pecavam grandemente contra o SENHOR; agindo assim Eli mostrou que honrava mais a seus filhos do que a Deus. Talvez você diga "Longe de mim tal coisa!", porém, todas as vezes que não pastoreamos o coração de nossos filhos, todas as vezes que não os orientamos quanto a reverência na casa de Deus, todas as vezes que os deixamos entregues as suas vontades, estamos honrando mais a eles do que a Nosso Grande redentor.
Irmãos amados do SENHOR sei que essa não é uma tarefa fácil, mas jamais devemos esquecer de que o SENHOR está conosco. Temos a Palavra de Deus, Temos o Espírito de Deus e a Igreja de Deus ao nosso lado. E mais ainda, é melhor sofrer agora no processo de lapidação do que sofrer futuramente com um filho rebelde e insubmisso tendo a sua vida e a de seus filhos sob o juízo do Deus Todo-poderoso.
Rev. André Luís
Nenhum comentário:
Postar um comentário